Eu Tinha um sonho! Conhecer Amsterdam! Tive a honra de visitar essa linda cidade e passar alguns dias realizando o que mais amo, fotografar.
Mesmo não sendo uma viagem de lazer, pude sentir um pouco de sua magia! Amsterdam é uma cidade com uma arquitetura marcante e charmosa, aqui a harmonia não é por acaso, foi construída para ser assim. Não é por acaso que é uma das cidades com maior acessibilidade do mundo. Em todas as ruas por onde passei, vi a possibilidade de qualquer um poder ir e vir. Seja um cadeirante, ou alguém de bicicleta, é possível se locomover sem nenhum tipo de problema. Isso por si só já bastaria, mas ela consegue ser melhor que tudo isso. Amsterdam revela ainda mais! Seus canais são projetados para que possam servir não apenas como atrativos para esportes e passeios de lazer, mas como meios eficientes de moradia e locomoção para o dia-a-dia!
Essa imagem é um bom exemplo do que venho a relatar. No canto esquerdo vemos uma construção de uma casa flutuante, do lado direito, um barco que foi adaptado para ser uma moradia! Isso é fantástico, eles usam todo o espaço disponível que possuem com uma eficiência extraordinária! E além disso são tão detalhistas, que a cidade não perde seu encanto.
Esse é um belo exemplo de uma embarcação cuja função é transportar moradores a diversos pontos da cidade!
Muitos aqui, não tem carro, mas um pequeno barco em frente de casa, juntamente com sua bicicleta! Você pode ir de barco a praticamente qualquer lugar de Amsterdam. Acho que nem preciso relatar sobre as bicicletas que é o meio de transporte mais popular aqui.
Eu tive a experiência de andar com uma bike na cidade, jamais me senti tão seguro andando em meio aos carros e ônibus, eles têm um respeito incrível pelos ciclistas e pedestres, as faixas são bem organizadas, e o trânsito flui com muita facilidade. Você se sente livre.
Esse foi um dos poucos momentos que tive a sorte de ser retratado. Uma foto realizada por Pedro, meu amigo irmão! Não gosto muito de aparecer em fotografias, sou mais dos bastidores!
Mas é sempre bom termos um registro, por sinal essa fotografia será impressa! Quero lembrar sempre desse momento tão especial em minha vida!
Essa é uma outra imagem que tenho muito carinho, estava a caminho do outro lado desse canal para fazer uma foto do hotel. Coloquei em modo de baixa velocidade de captura, para criar esse rastro do ciclista! Essa ponte ali de fundo lembra uma que temos na cidade do Recife em Pernambuco.
Essa imagem foi captada em um dia de sol, uma raridade aqui, se tratando que essa era a época do outono aqui em Amsterdam. A maioria dos dias foi de muita chuva e muito frio! Mas o sol resolveu contemplar essa linda manhã com uma luz suave e sensível. Aproveitei pra fazer o máximo de fotografias para o hotel.
Aqui, estava a caminho da Casa da Anne Frank, vi esse cantinho lindo, e não resisti, parei a bike e comecei a fazer algumas imagens. Esse ai é um barco de passeio, ele faz um roteiro pela cidade mostrando pontos de interesse aos turistas.
Esse é um outro barco de transportes, como se fosse um ônibus, achei muito legal, e claro que vale um registro.
Fiquei imaginando isso em minha cidade, mas, acredito que ainda estamos muito longe dessa realidade. O descaso público é uma epidemia em alguns lugares do Brasil, a falta de investimento em infraestrutura e turismo é outro grande problema que enfrentamos. Só existe uma empresa que faz um curto passeio em Recife.
O que faz essa cidade ser o que é seu povo, povo que elege quem tem comprometimento pelo que faz, que preza por honestidade e compromisso. As pessoas aqui são educadas, vivem em sociedade e pensam uns nos outros.
Imagina poder passear e contemplar a vista dessa forma? Quando iremos ter algo parecido? Fiquei imaginando o que passa na cabeça dessa senhora, passeando em uma manhã de outono, realizando belas imagens, contemplando uma cidade limpa e organizada, basicamente sem poluição visual. Uma das características que tornam Amsterdam tão linda é seu padrão visual. Aqui você não pode simplesmente construir de qualquer forma, e essa consciência coletiva trouxe uma beleza que só entendemos quando chegamos aqui! Essa sem dúvida seria uma cidade que passaria o resto da minha vida!
As cores do outono realçam ainda mais o contexto desse lugar, trazendo uma paleta de tons marrons e amarelo, não sei como seria no verão, mas posso imaginar um pouco a paisagem sendo pontuada de forma sutil pelos raios do sol, revelando um colorido especial com o azul do céu.
Pausa obrigatória para o café!
Quando estava passeando pela cidade tomei um café contemplando os canais da cidade! Eu fiquei encantado, o café estava uma delícia, o intenso frio fazia daquele cappuccino algo especial, naquele momento sentia o calor aconchegante da bebida a cada gole. Perder aquele momento não estava nos meus planos. Não fiz nenhuma imagem, não queria perder a essência daquele momento, fiz um registro mental, a retina foi a responsável pela captura de onde estava. Não fazia sentido perder nenhum segundo, às vezes precisamos apenas de uma linda recordação.
Desde criança sonhava em poder contemplar aquela cidade, e ao meu modo o fiz. Fazendo as duas coisas que mais amo na vida, fotografar e tomar café, porém naquele momento a fotografia foi mental. A vida passa tão rápido, que em um piscar de olhos tudo vira uma lembrança. Essa levarei comigo no coração. Desejei ao meu lado as pessoas que mais amo na vida, queria que eles estivessem ali comigo. Foi um momento tão especial que chego a me emocionar só de lembrar.
Tenho planos de retornar, de vivenciar mais uma vez tudo aquilo, porém em conjunto com aqueles que amo. Foi aqui que tive uma lembrança marcante na minha trajetória.
Nesta cidade, aos pés de um lindo canal, sentado em um café, recordei do dia em que afirmei a um grande amigo, que a fotografia iria me levar aos quatro cantos do mundo. Na verdade ele é um grande irmão que a vida me deu, e reafirmada em grandes momentos proporcionados pelo Grande Arquiteto do Universo. Estava com ele tomando um café em um posto de gasolina, o nome dele é Nilton Costa, hoje ele mora em Orlando na Flórida, vocês não vão acreditar, mas enquanto escrevia sobre ele aqui no blog, ele me ligou de Orlando. Saudades de você meu irmão!
Um dia irei escrever sobre ele aqui em meu blog. Um especial sobre a vida!
Também conversava com minha mãe sobre essas aventuras, sobre essa paixão em viajar, conhecer lugares que vislumbrava pela televisão, recordei do dia em que ela me presenteou com minha primeira câmera fotográfica, e que foi a pessoa que mais me apoiou na decisão de ser fotógrafo. Lágrimas eram inevitáveis, não de tristeza e sim de alegria, de nostalgia, de ter enfim, realizado um sonho. Parece bobagem, mas comemoro cada pequena conquista da vida, pois quando juntamos tudo, vemos que realizamos algo grande!
Essa foi minha primeira fotografia em Amsterdam. Esse sentado no banco é o Pedrinho, gerente geral de marketing do Grupo Pestana. Ele é um dos responsáveis por essa grande aventura. Em outra postagem foi relatar essa incrível história de amizade, que resultou em uma jornada incrível pela Europa. Inclusive foi uma das pessoas que me forçou a ir longe nos estudos da fotografia. Devo muito a ele por todo esse incentivo.
São essas as cores no entardecer, esse tom marrom, esse amarelo ouro que brota dos postes e janelas pelas ruas! Parece um cenário de conto de fadas. Amsterdam é linda.
Nem sempre precisamos ir tão longe para saber que as coisas são possíveis em nossa vida! Talvez, por sonhar tanto em viajar e conhecer outros lugares eu precisasse estar aqui, para de fato sentir o que havia conquistado e onde havia chegado.
Sou muito feliz pelas escolhas que tomei, por tudo que fiz! Tive medo, sim, tive muito medo, o medo faz parte, quando sentimos medo temos a certeza do que iremos fazer é algo de muita grandeza.
Não é impossível, todos podem tentar, não procuram dar longos passos de uma vez, mas, comece com pequenas vitórias, e quando menos esperarem estarão onde sempre desejaram estar. Lembre-se, vai demorar, ou não, isso dependerá do seu empenho, e de sua vontade de realizar o que é preciso.
Amsterdam, vou retornar! Em breve estarei de volta! Obrigado por ter me acolhido tão bem! Sei que um dia estarei, naquele café, escrevendo sobre você mais uma vez!
Comentários